Aconteceu na noite de terça-feira, dia 29 de agosto, a inauguração do Salão Paroquial e Centro Pastoral São Filipe Neri. Antes, no entanto, foi realizada missa solene no Igreja Matriz São João Batista, onde ocorreu a celebração do Martírio de São João Batista, presidida pelo Bispo da Diocese de Franca Dom Paulo Roberto Belotto.
Além da missa, Dom Paulo Roberto participou do descerramento da placa, desatou a fita inaugural e proferiu a benção ao novo local.
Na oportunidade, o bispo concedeu entrevista ao Jornal O Progresso, quando falou sobre a importância da inauguração, enalteceu a obra da paróquia São João Batista e parabenizou toda comunidade pela realização.
“Nós temos incentivado muito nas visitas pastorais que as paróquias tenham espaço para acolher os diversos fiéis para catequeses principalmente, para formações, reuniões”, destacou o Bispo. Confira entrevista com Dom Paulo Roberto.
Progresso: Senhor pode falar sobre a missa que celebrou em Ituverava por ocasião da sua presença?
Dom Paulo Roberto: Estamos celebrando a memória e o martírio de São João Batista, não é uma festa e nem a festa da paróquia, apesar de ter sido instalada nesta ocasião. Celebramos a natividade de São João Batista. Este santo que tantas lições passam para nós. Nos documentos de Aparecida, a missão de São João Batista é de ser o nosso intercessor e ao mesmo tempo nos levar a experiência do amor e da misericórdia.
Progresso: Qual opinião do senhor sobre a obra do Salão Paroquial e Centro Pastoral?
Dom Paulo Roberto: A Paróquia São João Batista está de parabéns, nós temos incentivado muito nas visitas pastorais que as paróquias tenham espaço para acolher os diversos fiéis para catequeses principalmente, para formações, reuniões.
O Centro Pastoral é um lugar privilegiado por isto. Como é importante ter salas, onde as crianças, adolescentes e jovens possam participar de reuniões de formação e outras atividades que possam acontecer.
É o incentivo que a Igreja faz, claro que temos que ter os lugares de celebração que são as igrejas e paróquias, mas também um lugar que possa acolher as pessoas para formação das catequeses, uma urgência, uma necessidade e um lugar privilegiado para que as pessoas possam aproveitar estes momentos.
Progresso: O que o senhor achou da estrutura do complexo?
Dom Paulo Roberto: Uma ótima estrutura, um salão capaz de acolher um número grande de pessoas, salas amplas, uma estrutura muito bem planejada e vamos rezar agora que possa ser bem utilizada.
Progresso: Qual a importância da paróquia mobilizar da população em torno de um objetivo e poder concluir este sonho?
Dom Paulo Roberto: Desde que cheguei na diocese e vai completar 10 anos, não só em Ituverava, mas de modo particular, aqui o povo é muito generoso, nas duas paróquias, tanto na Paróquia Nossa Senhora do Carmo como na São João Batista.
E nós dependemos muito de nossos fiéis e nossos benfeitores, não só com a Pastoral do Dizimo, mas através das doações porque é uma estrutura do próprio povo de Deus. Não é do padre, do bispo, é o povo que vai utilizar este espaço, então as pessoas que contribuíram, nós agradecemos muito a todos aqueles que colaboraram mesmo que seja uma pequena quantia.
Passamos por uma pandemia, superamos os limites e para acontecer uma obra desta não é fácil, foi preciso muita gente e temos que agradecer a Deus por isso.
Progresso: Qual a importância da Paróquia São João Batista para a Diocese?
Dom Paulo Roberto: Como todas as demais paróquias e, temos 45 paróquias, claro que algumas maiores, mas todas elas são importantes, assim como as capelas também, não são só as matrizes.
Nós temos nas diretrizes da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) um objetivo nas comunidades missionárias, então as paróquias e capelas, mas também as realidades pastorais, movimentos de viver ali esta experiência de encontro com Jesus Cristo de fé e de Igreja. E cada paróquia é o centro de referência, esta diversidade de capelas e pastorais são locais muito importantes para os fiéis.
Então todas as paróquias têm suas importâncias para a Diocese, mas esta paróquia em modo particular, ela é fundamental principalmente para quem celebra sua fé aqui.
Progresso: O senhor gostaria de acrescentar algo mais?
Dom Paulo Roberto: Sim, agradecer e pedir que Deus abençoe os padres Adailson e Eduardo e todas as lideranças pastorais e todo povo de Deus que frequenta a São João Batista e contem com as minhas orações.
