Sob a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e apoio da Secretaria do Bem Estar e Integração Social, Ituverava está realizando o Programa Prospera Família.
O programa tem o objetivo de promover a mobilidade social e o rompimento do ciclo de perpetuação da pobreza por meio da proteção integral, inclusão produtiva e estímulo à geração de renda das famílias em situação de vulnerabilidade.
Atualmente, o Programa conta com 49 participantes em Ituverava, e é coordenado por Daniela Urias e pela tutora Bruna Vilas Boas.
A metodologia do Programa Prospera Família é composta por 4 eixos: Projeto de Vida, Tutoria, Capacitação e Incentivo Financeiro, que integram a trilha formativa em 3 etapas subsequentes: Desenvolvimento Humano, Capacitação Profissional e Empreendedorismo.
Para isso, são realizados encontros com os grupos selecionados através do cadastro, e são oferecidas oficinas, palestras e atividades sobre os eixos propostos pelo programa.
As participantes do Programa em Ituverava foram divididas em duas turmas no 2º módulo do programa. Uma das turmas está finalizando a capacitação profissional em Recepção e Atendimento. Já a outra turma está finalizando a capacitação profissional em Maquiagem, que está sendo realizada no Fundo Social de Solidariedade de Ituverava, e tem como professora a maquiadora Letícia Mara. Nas aulas do curso de maquiagem, além da capacitação, foram oferecidos todos os materiais necessários para o curso, como pincéis, kits de sombra, blush, iluminador, base, entre outros. No final do curso, os itens serão divididos entre as alunas.
O Programa Prospera Família possui duração de 12 meses e atende os responsáveis familiares de famílias monoparentais em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar de até R$ 210 por pessoa, inscritos no CadÚnico e que tenham ao menos um dependente com até 6 anos de idade. A formatura do Programa Prospera Família está prevista para o mês de outubro.
“Estamos muito felizes pela realização do Programa Prospera Família, principalmente pela oportunidade que esse projeto tem de transformar a vida das participantes. Quero agradecer a todos os profissionais envolvidos nesse trabalho, e a todas as participantes pela dedicação em todas as etapas do programa”, ressalta Fabiana Araújo, primeira-dama e secretária do Bem Estar e Integração Social.
