Entre os dias 28 de agosto à 01 de setembro, o Governo de São Paulo está realizando a Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião, a ação tem como objetivo reforçar as atividades de prevenção da ocorrência de escorpiões nos espaços públicos e nas casas.
Por conta disso, a Vigilância em Saúde está orientando a população para evitar acidentes com escorpiões em Ituverava e distritos, em especial nessa época do ano, onde há mais casos de escorpiões por conta das altas temperaturas.
A forma mais adequada de se evitar o aparecimento de escorpiões nas residências é vedar ralos (de chão e pias), frestas, e vãos (portas e janelas) que permitam a entrada desses animais, que normalmente vêm das galerias de água e esgoto.
Além disso, deve-se evitar o acúmulo de detritos e entulhos no terreno e quintais, principalmente aqueles que possam atrair baratas e servir de abrigo para o escorpião.
Em casos de acidentes causados pelo escorpião, a dor local é um sintoma que aparece logo após a picada, em 100% dos casos. Em crianças ocorrerá choro abrupto e intenso, devido à dor.
Além da dor, ocorrerá agitação, ofegância e respiração e batimentos cardíacos aumentados. Poderá ainda ocorrer no local da picada formigamento/dormência, aumento da temperatura, inchaço leve, vermelhidão, arrepio dos pelos e suor. Se a picada for na mão ou no pé (principais locais acometidos), esses sinais podem irradiar para parte ou todo o braço ou perna.
Os primeiros socorros a serem realizados em casos de acidentes com escorpião, são: limpar o local com água e sabão, aplicar compressa morna no local; e procurar o serviço de Saúde mais próximo para receber o tratamento o mais rápido possível.
