Fafram completa 36 anos como uma das melhores faculdades do Brasil

A Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) de Ituverava está completando 36 anos de atividades no mês de agosto. Atualmente é considerada pelas avaliações do Ministério da Educação, bem como pelo do alto índice de empregabilidade de seus alunos, uma das melhores do país.

Mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, a instituição de ensino superior foi fundada em 1987 com a nomenclatura de Faculdade de Agronomia Dr. Francisco Maeda e funcionou os primeiros anos no campus 1 da FE.

A finalidade era atender com profissionais capacitados a demanda do agronegócio da região. Com o crescimento, aceitação e procura pelo curso, foi adquirida a fazenda, onde hoje se encontra no campus 2, oferecendo outros cursos superiores e pós graduações com o mesmo padrão de qualidade.

“Durante essas três décadas e meia de história da Fafram foram várias conquistas obtidas ao longo dessa jornada, inicialmente foi estabelecer e construir uma infraestrutura que hoje é considerada invejável”, afirma o diretor professor doutor Márcio Pereira.

Para ter uma ideia, o curso de Agronomia possui profissionais formados em todo território brasileiro atuando em empresas multinacionais e instituições de grande relevância no mercado nacional e até internacional.

Com estrutura de excelência, a Fafram oferece também as graduações Medicina Veterinária, Direito, Sistemas de Informação e Enfermagem, cujos profissionais também se despontam na mesma magnitude, além do mais recente curso Agro computação, que teve início este ano com a finalidade de seguir a vocação e a demanda regional.

“Parcerias com empresas ligadas ao Agronegócio e nas áreas da saúde, das ciências sociais aplicadas e da tecnologia também foram conquistas importantes e, para que isso realmente se concretizasse foi preciso muito empenho de toda equipe que faz parte da Fafram, professores, dirigentes, colaboradores e alunos principalmente”, reconhece Pereira.

“Durante essas três décadas e meia, portanto, a Fafram se consolidou como uma das principais instituições de ensino superior no Brasil, hoje os seus alunos formados ocupam cargos de relevância em todos os estados da federação”, ressalta o diretor.

O próximo passo da entidade mantenedora é alçar a Fafram em conjunto com a FFCL (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava), ambas mantidas pela Fundação Educacional, à condição de Centro Universitário, sendo um dos passos rumo ao grau de Universidade.

Equipe

Para que tudo caminhe com sucesso, a Fafram conta com 100 colaboradores e 10 estagiários, tendo sua equipe, portanto, total de 110 colaboradores para atender a demanda em sua estrutura.

“Nossa equipe é enxuta, mas muito comprometida e capacitada para atender essa demanda”, observa o diretor.

Estrutura

O campus da Fafram é formado ainda por uma estação experimental credenciada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para desenvolver vários projetos de pesquisas.

Conta com um Hospital Veterinário moderno e equipado que presta serviço à comunidade, laboratório multidisciplinar que também atente a comunidade e funcionam como unidade de prática para os alunos do curso.

É dotada também de laboratórios par análises de solos diversas, visando atendimento à comunidade acadêmica.

Corpo Docente

O corpo docente da instituição é composto por 108 profissionais, dos quais mais de 60% possuem título de Doutores e cerca de 35% títulos de Mestres, os demais especialistas (com pós-graduações).

“Somos um corpo docente Estrutura da Fafram, tendo as salas de aula, laboratórios e ao fundo o Hospital Veterinário e a Fazenda Experimental muito comprometido de alta qualificação e que já está conosco aqui ao longo de nossa história, ou seja, temos professores que estão na casa há mais de 30 anos”, exorta Pereira.

Corpo Discente

A Fafram possui atualmente cerca de 1.000 alunos matriculados nos cursos de graduação e 20 na pós-graduação, distribuídos nos cursos que são atualmente oferecidos. A instituição, no entanto, formou um número significativo de profissionais.

Oficialmente na área de Agronomia, que é o curso mais antigo, são 64 turmas formadas em um total de 1.985 profissionais, que estão atuando no mercado de trabalho. Na Medicina Veterinária, já são 29 turmas formadas e um total de 792 profissionais.

Pelo Direito, já concluíram 15 turmas e um total de 976 profissionais formados. E, em Sistemas Informação foram um total de 18 turmas formadas e 233 profissionais. Enquanto que em Enfermagem são cinco turmas formadas e um total de 90 profissionais diplomados na área.

Economia local

Para o diretor, a Fafram está inserida no contexto regional representando um polo de conhecimento e de difusão de tecnologia para Ituverava e região.

A Faculdade também proporciona para o município um aumento da sua receita, contribuindo sobremaneira para a economia da cidade, gerando ainda centenas de empregos indiretos e favorecendo o comércio da cidade.

“Levando em consideração que boa parte dos nossos alunos são oriundos de outros municípios e de outros estados que aqui chegam para formar repúblicas, locam casas, apartamentos e contratam empregadas domésticas, fomentam a economia dos comércios, como supermercados, bares e lanchonetes, lojas, postos de combustíveis e outros”, observa o diretor.

“Portanto, são alunos que realmente trazem divisas pra nossa instituição, para a região e nossa cidade, além de trazer culturas diferentes para o nosso município. Ao mesclar essas diferentes culturas, ou seja, temos aqui na nossa faculdade, região norte e nordeste, região sul, que faz que Ituverava cresça culturalmente e fique de uma maneira mais integradora”, conclui o diretor Dr. Márcio Pereira.