NAF oferece Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Novo projeto visa atender crianças e adolescentes de 06 a 17 anos e idosos

O NAF (Núcleo de Apoio à Família “José Plínio Romanini”), mantido pelo IVVI e que funciona no prédio do antigo Colégio Anglo está oferecendo um novo projeto. As matrículas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estão abertas.

A proposta visa atender crianças e adolescentes de seis a 17 anos e idosos. As primeiras turmas já estão sendo formadas para o público de 14 a 18 anos, sendo divulgados nas redes sociais e de forma presencial nas escolas na próxima semana.

Conforme adiantou o professor do projeto, Alessandro Mendes Rodrigues, que já tem experiência por ter realizado este trabalho durante quatro anos, poder retornar a atividade é algo especial.

“Poder voltar nesse projeto, depois de viver uma experiência no processo seletivo da educação, trabalhando dois anos como professor do ensino fundamental (PEB 1) na escola Maria Barbosa. Tenho muito carinho por esse trabalho com jovens. Eles possuem uma energia muito boa, são inteligentes e com todo futuro pela frente”, declara.

Ele adiantou que pretende buscar palestras com profissionais qualificados de várias áreas, principalmente psicólogos, empresários, policiais e departamento social, além de conciliar esportes, dinâmicas, visitas as principais empresas de Ituverava e de outras grandes cidades do Estado de São Paulo; Passeios em parques, cinemas, museus e até parques aquáticos.

“O objetivo é de trabalhar convivência, sentimento de pertencimento e participação social. Reforçando nesses jovens a autoestima, o conhecimento de direitos e deveres, suas potencialidades, orientá-los na preparação para inserção no mercado de trabalho. Ajudá-los nesse processo de se torna um cidadão consciente e participativo”, informa.

Ele destacou que o NAF tem uma estrutura muito boa, contendo sala com projetor para as palestras, cozinha, banheiros, área de jogos, quadras esportivas e teatro.

“Ótima equipe de coordenação e apoio, todos engajados nos trabalhos e capacitados para oferecer um serviço de qualidade para a população. Além disso a localização é privilegiada, pois está bem no centro da cidade. Outro fator importante é que no mesmo local ainda acontecem outros projetos para atender os jovens e toda a família”, acrescenta o professor.

Alessandro afirmou ainda que está feliz com a aceitação das famílias em relação ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

“Eles entenderam a relevância do projeto primeiro para os jovens e consequentemente para toda família. A credibilidade dos responsáveis pelo NAF também é algo que garante a confiança das pessoas pois eles já prestam serviço na área social há mais de 20 anos. Estou feliz e confiante de que estamos no caminho certo para colhermos bons frutos nessa nova jornada”, completa o professor.

O NAF é mantido pelo Instituto Valorização da Vida de Ituverava, que há 23 anos presta serviços à comunidade. O Núcleo de Apoio à Família foi criado com finalidade de promover a prevenção através de atividades para as famílias e principalmente para os jovens.

No local, onde funcionou a Escola Anglo, foi cedido pela família Romanini, onde já são oferecidas atividades esportivas, culturais, socioeducativas e pré-profissionalizantes, sempre com acompanhamento de profissionais, além de abrigar o NAMI (Núcleo de Apoio à Mulher Ituveravense), Amor Exigente e Projeto Juntos por Ituverava.