A Prefeitura de Ituverava; a Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer; e as alunas do projeto Dança, Arte e Ação promoveram uma homenagem em memória da professora Vilma Souza, que faleceu no dia 22 de julho e foi a coordenadora e professora do projeto desde 2008.
A homenagem teve início com uma missa celebrada na igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, e, em seguida, as alunas e seus familiares se reuniram no teatro do Centro Cultural “Professor Cícero Barbosa Lima Júnior”, palco dos festivais promovidos pelo projeto.
Além das alunas e seus familiares, a homenagem contou com a presença do prefeito Luiz Araújo; da primeira-dama e secretária do Bem Estar e Integração Social, Fabiana Araújo; do secretário da Cultura, Márcio Nogueira; e da diretora da Cultura, Selma Foroni.
Durante a homenagem, as alunas levaram flores e cartazes com fotos e mensagens sobre a professora Vilma Souza, a quem conheciam carinhosamente como Tia Vilma.
Ao final da homenagem, foram realizadas orações e a apresentação da música Estrelinha, cantada pelo professor do Projeto Tocando em Frente, Eliezer Pandolfi .
Ao longo dos 15 anos atuando em Ituverava, Vilma criou muitos vínculos com as alunas, seus familiares, e também com pessoas que incentivaram o Projeto Dança, Arte Ação.
O vereador Rafael Gabiru falou sobre a dedicação de Vilma. “Além de ser um apoiador, incentivador e também colaborador do Projeto Dança, Arte e Ação, sou, antes de tudo, um grande admirador da Vilma, não só como profissional, mas também pelo grandioso trabalho social que ela desenvolveu com suas alunas e seus familiares. Foram muitos anos de trabalho dedicados à Ituverava, e que sempre serão lembrados por todos que tiveram a oportunidade de prestigiar o trabalho realizado por esse projeto. Obrigado, Vilma!”, ressalta Rafael Gabiru.
Dodô Azevedo, que acompanha o trabalho do Projeto Dança, Arte e Ação desde o início, em 2008, também falou sobre Vilma. “Com muito pesar, digo adeus à minha amiga Vilma Souza. Me despeço de um grande ser humano, de uma notável criatura, de uma grande profissional, que muito fez pela Cultura de Ituverava. Sinto orgulho e prazer de junto à CPFL e a Prefeitura Municipal ter, no ano de 2008, conseguido realizar esse tão sonhado Projeto de Arte, Dança e Ação. Deixo minha gratidão à nossa linda professora, que levou um pouco de nós, mas deixou muito dela entre nossas crianças, adolescentes e inúmeras famílias Ituveravenses. Vilma Souza, nossa linda bailarina, você foi e será sempre, um marco muito rico e valoroso na Cultura de nossa cidade e para nós seus amigos. Obrigada por tanto amor”, destaca Dodô.
Legado
O prefeito Luiz Araújo falou ressaltou a importância da professora para o município. “A professora Vilma foi uma pessoa que marcou a história de Ituverava. Quantas vezes Vilma foi muito mais que uma professora, mas também uma conselheira, amiga, e aliada de suas alunas e suas famílias. Isso mostra que, além do talento profissional, Vilma se destacava por seu cuidado e carinho com todos que tiveram a oportunidade de conviver com ela no decorrer desses anos”, afirma Luiz.
“Foram 15 anos à frente do Projeto Dança, Arte e Ação, promovendo uma das formas mais lindas de arte para milhares de crianças, e, principalmente, transformando nossas vidas. Cada ituveravense que teve Vilma como professora, companheira de trabalho, ou amiga, sabe do tamanho do seu valor, e principalmente do legado que ela deixa para nós, e, que, com certeza, sempre será lembrado. Todos somos extremamente gratos pela oportunidade de termos conhecido a Vilma e, principalmente, por ela ter acolhido tão bem o nosso município durante sua trajetória”, finaliza o prefeito.
