A deputada estadual Thainara Faria esteve em Ituverava na tarde de quarta-feira, dia cinco de julho, quando visitou as instalações do NAF (Núcleo de Apoio à Família) “José Plínio Romanini”, que é mantido pelo IVVI (Instituto Valorização da Vida de Ituverava) e mantenedor do NAMI (Núcleo de Amparo à Mulher Ituveravense) e outros projetos de acolhimentos e prevenção.
Na oportunidade, a deputada anunciou recursos para infraestrutura da cidade e confirmou seu compromisso com a cidade. Ela conheceu as instalações do projeto e garantiu a inclusão de emenda para o orçamento do próximo ano a fim de beneficiar a instituição e auxiliar na continuidade dos projetos que atendem crianças, jovens, adultos e terceira idade.
Thainara que está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi a deputada estadual mais votada em Ituverava nas eleições de 2022. Ela é de Araraquara, onde foi vereadora por dois mandatos.
Estava acompanhada pelo assessor parlamentar e ex-vereador de Ituverava José Sérgio Cerqueira e membros do diretório do Partido dos Trabalhadores. Foi recebida pelo presidente do IVVI, José Constantino da Silva (Tino), a coordenadora do NAMI Darlene Rodrigues, conselheiras tutelares Célia Avelar e Mara Galdiano, diretores da entidade, profissionais e voluntários dos projetos do IVVI/NAF/NAMI.
Também estiveram presentes, o comandante da Polícia Militar de Ituverava Subtenente Eugênio Luiz de Paula e o secretário municipal de Cultura, Turismo e Lazer Mário Nogueira, representando o prefeito Luiz Araújo. Durante a visita, a deputada concedeu entrevista à imprensa local. Confira os principais trechos.
Motivo da Visita
“Primeiro reforçar meu compromisso com Ituverava que me agraciou sendo a deputada mais votada na cidade. Já estivemos aqui em outras ocasiões e agora após 100 dias de mandato venho anunciar R$ 500 mil para infraestrutura na cidade e também capitalizar outras demandas, pois não queremos mandar para cá o que Ituverava não precisa.”
Sobre o IVVI/NAF/NAMI
“Sabemos que o terceiro setor tem um papel fundamental na sociedade e, muitas vezes nós sabemos que as prefeituras e o poder público como um todo não têm como lidar com todas as demandas sociais da sociedade: pessoas em vulnerabilidade social, mulheres vítimas de violências, idosos, então estamos aqui para apoiar esta iniciativa e dar suporte com recursos para que continuem atendendo o máximo de pessoas possível”.
Impressão sobre o trabalho
“Um trabalho extremamente sério, importante para a sociedade e digo, a partir do momento que fui eleita, não vejo bandeira partidária do prefeito da cidade, ou seja, qual for dos presidentes das entidades, nós queremos atender o povo e se aqui as pessoas são bem atendidas em todas as idades, é aqui que a gente vai destinar os nossos recursos”.
Início de mandato
“Tem sido muito desafiador. Eu costumo dizer que sou uma deputada do interior do estado de São Paulo e falo: quero levar as demandas do interior para a capital, conectar essas necessidades porque a gente sabe que os grandes centros acabam elegendo mais deputados e as vezes o interior fica sem representantes, então meu compromisso é com o interior de São Paulo, macrorregião de Ribeirão Preto e adjacências para que a gente possa dar protagonismo para as lutas do interior.
Percebemos que cada cidade tem sua demanda diferente de outras, algumas foram feitas cidades dormitórios para trabalhadores na cana de açúcar e hoje se tornou mecanizada e deixou pessoas sem empregos. Nós queremos dar atenção total ao interior do estado de São Paulo”.
Principais bandeiras
“A principal é direitos sociais, quando falamos em acesso à alimentação descente, ao teto. São Paulo tem mais de 80 mil pessoas em situação de rua no Estado e saiu uma pesquisa que todos viram que nós temos 18 vezes mais imóveis desocupados do que pessoas na rua, então temos lugar para morar e muitas pessoas em situação de rua. Nós queremos tutelar os principais direitos garantidos na constituição para que a gente possa explorar os direitos demais”.
Gratidão
“Quero gradecer imensamente à imprensa, à mídia que torna acessível nosso trabalho à população, à diretoria, colaboradores e voluntários do Instituto Valorização da Vida de Ituverava por nos receber e deixar o nosso trabalho à disposição para sugestões e demandas porque é assim que a gente vai crescer e caminhar juntos”.
