“Salva-Runners” reúne atletas de corrida de rua

Grupo completa três anos de atividade com 80 participantes unindo esporte e amizade

O Grupo de Corrida de Ruas “Salva-Runners” completou três anos de atividades reunindo pessoas adeptas ao esporte. São atletas de Ituverava em sua maioria, mas também de outras cidades que se unem com a finalidade de melhorar o condicionamento físico e mental, através da integração com amigos.

Sob a liderança de Salvador Lopes Correa Filho, lavador de veículos e estudante do terceiro ano de Educação Física, os esportistas realizam treinos diários e individuais durante semana, mas aos finais de semana vários atletas marcam para treinar juntos, através do grupo.

“E uma vez por mês eu organizo o treino em grupo, onde reúnem cerca de 20 a 30 atletas, e cada treino vem aumentando o número de participantes e é muito divertido”, ressalta Salvador.

O organizador recorda que tudo começou quando as irmãs Luciana e Silvana vendo ele treinar perguntaram se poderia ajudá-las com dicas de como treinar corretamente e algumas técnicas para melhorarem seus desempenhos na corrida.

“Eu prontamente aceitei com dicas de como e quantas vezes treinar semanalmente, daí em diante mais pessoas também procuraram, foi aí que tive a ideia de criar o grupo. Hoje contamos com aproximadamente 80 atletas no grupo, não só de Ituverava, mas também de Guará, Ribeirão Preto, Casa Branca e Brasília-DF”, informa.

Além dos treinos, o pessoal está sempre participando de provas na região, a mais recentes foi no domingo, 25 de junho, na Meia Maratona de Uberaba, onde seis atletas do grupo marcaram presenças levando o nome Salva-Runners e de Ituverava.

Para o organizador, é de extrema importância este espírito de conciliar o esporte com a integração entre pessoas que se tornam amigas pela convivência.

“A corrida de rua é um esporte individual e a intenção foi de transformar esse esporte em coletivo, pois quando treinamos em grupo, ficamos mais motivados, um incentiva o outro e com isso todos conseguem alcançar seus objetivos, existe um companheirismo imenso, e por isso a importância de conciliar o esporte, fazemos novas amizades, viajamos juntos para provas, é sempre muito divertido, e isso faz toda diferença”, declara Salvador.

Ele sempre praticou futebol, mas lembra que Grupo de participantes do Salva-Runners: esporte praticado em conjunto, um motivando o outro despertou para a corrida participando de edições da Corrida São Silvestre nos anos de 2000 e 2001.

“Portanto já são mais de 23 anos praticando esse esporte, fiquei ausente durante algum tempo, porém a corrida sempre esteve dentro de mim, retornei aos treinos em 2019, e estou muito feliz”, afirma Salvador.

O atleta conta que a corrida de rua vem mudando a sua vida em todos os sentidos. “não só trouxe melhora física, mas também mental, e em especial as novas amizades que venho fazendo através desse esporte”, completa o atleta ituveravense.

Salvador tem 47 anos, é casado com Cláudia Helena Simpliciano Ferreira, que também é parceira de corrida e tem o filho Matheus Henrique Simpliciano Ferreira. Ele disse que o grupo está aberto a todos e convida mais pessoas que desejarem participar.