Santa Casa conquista Projeto de Energia Solar

A Santa Casa de Misericórdia de Ituverava de Ituverava participou de uma chamada pública aberta pela CPFL, através do Programa Eficiência Energética e teve seu projeto aprovado, sendo o primeiro hospital filantrópico a obter o benefício.

Como resultado, foi possível instalar um sistema de Produção de Energia Fotovoltaica contando com 173 placas geradoras com a estimativa que equivale ao consumo de 145 residências populares.

A conquista rendeu um investimento de por parte da CPFL foi de R$ 949.735,62 com a contrapartida da Santa Casa de R$ 98 mil. O benefício representará a economia de 20% de economia do gasto de energia até o momento.

O equipamento já está operando na entidade, instado em parte do telhado, tendo sido aprovado pela Companhia de Energia, conforme determina as normas da fornecedora.

A Santa Casa ao tomar conhecimento da chamada pública SPF/PEE – CPFL ENERGIA – 001/2021, visualizou uma oportunidade, para reduzir custos financeiros, assim como contribuir para a preservação do meio ambiente com energia limpa”, informa o encarregado de suprimentos Anderson Durant.

“Diante disto, não medimos esforços para cumprir todos os requisitos do edital. No momento em que os requisitos estavam cumpridos, a CPFL agendou auditoria, técnica, cujo parecer final foi a aprovação do projeto”, destaca Anderson.

Chamada Pública

Conforme explicou o encarregado, a Santa Casa se candidatou através da Chamada Pública SPF/PEE – CPFL ENERGIA_001/2021.

O projeto de Eficiência Energética (PEE) é regulamentado pelo Manual dos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, aprovado pela REN 920/2021, que estabelece a necessidade de as distribuidoras de energia elétrica realizar anualmente uma Chamada Pública de Projetos (CPP).

“A CPP contempla projetos dos segmentos: Industrial, Residencial, Comercial, Poder Público, Serviço Público, Iluminação Pública e Rural, disponibilizando recursos financeiros para estas classes de clientes. Cada cliente concorre pelo recurso disponível para seu segmento de mercado”, esclareceu Anderson.

Segundo ele, durante a seleção das propostas de projeto, a CPFL também realiza avaliação documental, técnica, cadastral, compliance, crédito e ranking.

“Todos os créditos e regras para participação e seleção das propostas de projeto estão detalhados no Edital e demais documentos publicados. Os projetos aprovados são formalizados com a assinatura de termo de Cooperação ou Contratos de Desempenho, conforme o caso”, ressaltou.

“O objetivo da chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética é a implementação com recursos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL mais transparente e democrático, promovendo assim a participação efetiva dos clientes, que terão a oportunidade de propor suas propostas de projetos”, destacou o encarregado.

Diante do benefício econômico e ambiental, a Santa Casa pretende ampliar o projeto. Para tanto, calcula-se que existe espaço físico suficiente para abrigar todo o sistema necessário.

“Estamos em estudo, avaliando outras possibilidades, que reduzam o custo financeiro e tenham o certificado de energia limpa”, adianta.

Para a conquista, no entanto, a Santa Casa apresentou toda parte documental exigida como todas as certidões, laudos de engenharia elétrica, laudo de engenharia civil e garantias referentes à contrapartida.

O trabalho envolveu uma união de esforços entre a diretoria executiva através do presidente Bruno Baldo Filho, administradora Claudia Maria Carreira Frata e demais diretores, funcionários da manutenção e encarregado de Suprimentos.

Para o encarregado, este benefício representa uma ampliação da responsabilidade da entidade na manutenção dos atendimentos prestados com qualidade e eficácia, além de ampliar a responsabilidade ambiental social para a população do município e região.

O presidente falou sobre a importância da conquista e destacou o trabalho em equipe e o reconhecimento da Santa Casa de uma empresa importante.

“Já está contribuindo com a economia fazendo a Santa Casa cumprir sua missão com meio ambiente e para nós é um orgulho ter o reconhecimento da CPFL entre tantos projetos apresentados e ver nossa equipe empenhada, com apoio do conselho de administração e diretoria executiva, um trabalho conjunto que gera resultados positivos, só temos que agradecer a todos envolvidos e a empresa por nos confiar mais uma vez”, completou Bruno Baldo Filho.