Ituveravenses vão à Peregrinação na Terra Santa

No dia 30 de maio 48 pessoas, saíram de Ituverava acompanhadas pelo com o padre Adailson, com a finalidade de peregrinar pela Terra Santa.

Conforme explicou o padre Adailson Ferreira de Oliveira, a peregrinação tem como objetivo seguir os passos de Jesus em Israel, começando pela região da Galiléia e passando pela Judeia, tendo como o centro a cidade de Jerusalém. O momento ápice da peregrinação é a visita ao Santo Sepulcro (túmulo vazio de Jesus).

As visitas são marcadas pela oração, como também um conhecimento histórico tendo o ponto alto que é a celebração da Santa Missa nos locais santos.

“Destaco momentos marcantes para os peregrinos da nossa paróquia a renovação das promessas batismais no rio Jordão e a visita a Igreja que marca o local do nascimento do nosso padroeiro São João Batista, foi um momento emocionante para os paroquianos conhecer o local onde nasceu e viveu por um tempo São João Batista”, lembra o padre.

Ele recorda: “tivemos um momento de visita e experiência no Mar Morto (local que tem uma grande concentração de sal, por isso as pessoas que entram nesse local não afundam) foi uma das experiências que marcou bastante o grupo de peregrinos”.

Mas o momento aguardado por todos os peregrinos, segundo o padre, foi rezar a via sacra na via dolorosa, percorrendo os passos de Jesus, passando pelos mesmos locais onde Ele passou até chegar ao local da crucificação. “Depois, celebramos a Missa na Basílica do Santo Sepulcro e finalmente fizemos a visita ao túmulo de Jesus (vazio), pois Ele ressuscitou”, descreve.

Para o padre, no entanto, a peregrinação ajudou a renovar a fé dos fiéis, no final os peregrinos receberam o certificado de peregrinos comprovando que eles percorreram os caminhos bíblicos pela Terra Santa.

“A viagem a Israel, para peregrinar na Terra Santa, foi um sonho realizado para nós. Significou muito na nossa caminhada de fé – católica, pois nos deparamos com os lugares onde Jesus percorreu, chamou seus apóstolos e discípulos, ensinou o caminho da santificação e onde viveu sua paixão e morte na cruz, bem como ressuscitou dos mortos.

Foi impactante o início da peregrinação, quando nos deparamos com o Monte Carmelo, onde adveio a devoção à padroeira de nossa cidade – Nossa Senhora do Carmo.

Porém, o que mais nos marcou foi percorrer, carregando simbolicamente uma pequena cruz, as estações da Via Sacra, local onde Jesus também o fez realmente, tudo pensando em nós, para remir nossos pecados.

Confirmamos lá no Lugar Santo, que não há Amor maior do que o Dele por nós e que Ele Ressuscitou, pois o ‘túmulo está vazio’”, descreve o casal advogado Dr. Ednésio Geraldo de Paula e Silva e esposa Cláudia, que participou da viagem.