FE se prepara para tornar-se Centro Universitário

Instituição anuncia mais um grande passo em busca de tornar-se Universidade

A FE (Fundação Educacional de Ituverava) se prepara para mais um salto. Desta vez foi anunciado por sua diretoria a fusão das faculdades mantidas FFCL e Fafram com a finalidade da criação de um Centro Universitário.

A decisão se torna também um passo importante para o objetivo maior da instituição desde a sua criação em 1971 que é pleitear a criação de uma Universidade em Ituverava.

O anúncio foi feito na abertura da palestra realizada na noite de terça-feira, dia seis de junho no salão nobre da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.

A nova etapa contempla ainda o histórico da instituição desde o seu início, quando a população de Ituverava lutava pela instalação de uma faculdade na cidade, a fim de evitar que seus jovens, tivessem que se deslocar, para obter uma formação universitária.

A palestra proferida pelo professor Jean Moises contou com as presenças do presidente da FE, Roberto Inácio Barbosa, vice-presidente César Luiz Mendonça, diretor da Fafram, professor Doutor Márcio Pereira, conselheiros e professores, convidados, autoridades, colaboradores, prestadores de serviço e alunos.

A abertura foi feita pelo vice-presidente Cesar Mendonça tendo em seguida as explanações do coordenador do curso de Direito, professor Doutor Roberto Inácio Filho “Betô”, antecipando vídeo institucional narrando a trajetória de sucesso da FE e seus alunos.

História

Entre 1960 e 1970, um grupo de amigos maçons, se reuniu para concretizar um sonho. Construir uma escola, que oferecesse algo inovador, que agregasse novos conceitos e conhecimentos.

A partir da iniciativa de líderes e homens de visão, foi dado início a um grande marco que transformaria a história de Ituverava e região.

Com a aquisição do colégio, posteriormente chamado de Colégio Nossa Senhora do Carmo, foi criada uma fundação com o objetivo de mantê-lo e elevar o nível de conhecimento da população, oferecendo cursos técnicos e de graduação para atender às demandas de um futuro promissor e exigente.

Os fundadores, com uma visão avançada para a época, buscavam a união de todos em prol do crescimento econômico, cultural e humano. Em 1971, foi autorizado o funcionamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, oferecendo cursos de graduação em Licenciatura para alunos de toda a região.

Crescimento

A experiência no ensino superior da Fundação Educacional de Ituverava, aliada à necessidade de suporte técnico-científico para o desenvolvimento agroindustrial da região norte do Estado de São Paulo, mobilizou os agricultores, pecuaristas e empresários locais.

Isso resultou, em 1987, na criação da Faculdade de Agronomia “Dr. Francisco Maeda”. Para atender à grande demanda do curso na época, foi construído o Campus 2 em uma propriedade rural, inaugurado em 1995, onde a Fafram funciona até hoje, com mais cinco cursos.

Em 2007, a FFCL implantou o Núcleo de Ensino a Distância, passando a oferecer o curso de Pedagogia a distância, um importante passo para incorporar novas tecnologias à instituição.

Em 2011, a Fundação adquiriu uma escola do Sistema Anglo, mantendo duas escolas de educação básica. Essa aquisição consolidou a Fundação como a maior instituição educacional da região, com uma estrutura gigantesca.

Expansão

Em 2018, a Fundação expandiu suas mantidas pela primeira vez fora de Ituverava, criando a Fajob (Faculdade São Joaquim da Barra). O objetivo dessa nova instituição era formar profissionais com um projeto de ensino superior capaz de atender à população local e contribuir ativamente para o desenvolvimento humano, social e econômico de toda a região.

Em 2021, com o intuito de dar continuidade à missão de oferecer uma educação diferenciada e inovadora, a Fundação Educacional de Ituverava investiu em um novo colégio, o Colégio Connext. Essa nova unidade educacional representa a unificação do Colégio Nossa Senhora do Carmo e Colégio Van Gogh, que foram mantidos pela Fundação ao longo dos últimos anos, sinônimos de sucesso e referência de qualidade no setor educacional.

Adaptação

Nos últimos anos, a educação superior enfrentou desafios significativos, devido às mudanças tecnológicas e sociais, incluindo as transformações ocorridas no mundo pós-pandemia. A aceleração da tecnologia, em todas as áreas do conhecimento, e as mudanças na Instituição anuncia mais um grande passo em busca de tornar-se Universidade sociedade têm impactado a forma como aprendemos e ensinamos.

Tecnologias disruptivas, como Inteligência Artificial, Blockchain, Internet das Coisas, Realidade Virtual, Energias Renováveis, Energia de Armazenamento Avançado, Computação Quântica, Veículos Autônomos, Impressão 3D, e Biologia Sintética, têm o potencial de transformar significativamente, a maneira como vivemos em um futuro próximo.

Essas inovações tecnológicas, podem revolucionar diversos setores, desde a forma como nos conectamos e interagimos com o mundo digital, até a maneira como produzimos e utilizamos energia, fabricamos objetos, e até mesmo tratamos doenças.

Com seu potencial disruptivo, essas tecnologias estão abrindo novas possibilidades, e desafiando paradigmas estabelecidos, prometendo uma era de avanços, e transformações impactantes em nosso estilo de vida.

A necessidade de adaptar-se a um mundo em constante evolução, é uma realidade para a educação superior. As instituições, devem abraçar as oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias, como a integração de recursos digitais, plataformas colaborativas e metodologias inovadoras.

Desafio

Além disso, deve promover a diversidade, inclusão e equidade, garantindo que todos os estudantes tenham acesso igualitário, e se sintam valorizados dentro do ambiente acadêmico. A velocidade das mudanças no mercado de trabalho, também representa um grande desafio.

É necessário desenvolver habilidades adaptativas, como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade, para que os estudantes estejam preparados para as demandas atuais, e do futuro.

Diante das recentes transformações, a Fundação Educacional de Ituverava, tem a oportunidade de se reinventar, reestruturando modelos educacionais e buscando soluções inovadoras.

Com uma abordagem adaptativa e proativa, podemos superar esses desafios, e oferecer um sistema de educação superior, que prepare os estudantes para um futuro desafiador, num mundo em constante mudança. Portanto, vem aí o Centro Universitário que possibilitará em breve a tão sonhada Universidade de Ituverava, consolidando a vocação educacional do município podendo alçar voos ainda maiores em breve.