Católicos celebram Corpus Christi em Ituverava

 

Em celebração conjunta entre as paróquias São João Batista e Nossa Senhora do Carmo, a comunidade católica de Ituverava celebrou na tarde de quinta-feira, dia oito de junho, o Dia de Corpus Christi.

A solenidade campal aconteceu na Igreja Matriz São João Batista, onde o altar foi montado na entrada da Igreja e o público se acomodou na Praça João Paulo II, onde assim como na rua em frente ao templo, foram confeccionando os tradicionais tapetes, que celebram a data.

Com mais de 400 metros ao entorno da praça e em frente à Igreja, desenhos foram feitos por voluntários católicos e tiveram temáticas variadas, mas destacando principalmente a Eucaristia, demais sacramentos, grupos de orações e ações de graças.

Durante a cerimônia, os fiéis percorreram em procissão o caminho decorado pela praça que fica em frente à Igreja, mantendo a tradição de colorir e ilustrar a importância da celebração.

A missa levou centenas de pessoas e contou com as presenças do diácono João Nogueira e o padre Marco Antônio Bognotti da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e o foi presidida pelo padre Eduardo dos Santos Ribeiro, vigário da São João Batista.

Corpus Christi

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.

O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga, embora seja uma data muito respeitada por sua relevância no calendário cristão.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão quando é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco ou vigário da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

Tradição

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia. Outra cidade que é tradição é muito bem destacada é Matão-SP.

Origem

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.