Aconteceu no sábado dia 20 de maio, a II Jornada Maio Furta-Cor de Ituverava “Saúde Materna Importa”. O evento teve sua abertura às 8:30 horas e prosseguiu até às 11:30h, na sede do NAF (Núcleo de Apoio à Família José Plínio Romanini).
Com grande participação e receptividade da população, superou as expectativas da organização. Foram mais de 100 inscritos e quase 200 presentes no dia do evento entre participantes, membros da organização e apoio, e equipe da Enfermagem da Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda).
A psicóloga Lívia Maria Cabrini, uma das organizadoras, ressalta que vários fatores favoreceram o sucesso da II Jornada, entre eles o próprio tema por ser de extrema importância, o que cativou o público que compareceu em peso.
“Além disso, toda a equipe de organização e de apoio foram fundamentais para o sucesso do evento. Aproveito para fazer meu reconhecimento a todos os envolvidos e também a madrinha do nosso evento, Sueli Mine”, declarou Lívia.
As participantes acompanharam ativamente as atividades, que contou com uma dinâmica de abertura com a fisioterapeuta Amanda Ferreira. Em seguida uma palestra sobre Saúde Mental Materna: com as psicólogas Lívia Maria F. S. Cabrini e Andiara Fontana, e a enfermeira Andreza Maeda.
Após o intervalo do lanche aconteceram quatro Rodas de Conversas Simultâneas com divididos por temas.
Sala 1: Gestantes e Tentantes: Dra. Indira Torres; Sala 2: Mães Solo: Dani Urias, assistente social; Sala 3: Mães Atípicas: Dra. Luciene Vaz, pediatra; Sala 4: Beleza e Autocuidado: com a estilista Karen Mine.
O cerimonial foi conduzido pelo presidente do IVVI (Instituto Valorização da vida de Ituverava) e coordenador do NAF, José Constantino da Silva, o Tino, também grande apoiador de todo o evento.
A programação contou com interprete de Libras Adriana Meirelles. “Tivemos a coleta de exames preventivos, aferição de pressão arterial e teste de glicemia pela equipe de Enfermagem da Fafram”, descreve Lívia.
Houve também a apresentação das oficinas de basquetebol, artes marciais e xadrez oferecidas gratuitamente no NAF, além do plantão das profissionais do Núcleo de Apoio à Mulher (NAMI). A recreação para as crianças ficou a cargo da Tia Tati Vaz.
Em entrevista, a psicóloga destacou a relevância da Jornada Maio Furta-Cor, que é um movimento nacional e, iniciado em Ituverava no ano de 2022. “Falar sobre saúde mental em todos os âmbitos ainda é algo permeado de preconceito. Infelizmente!”, ressalta.
“Quando falamos de saúde mental materna existe ainda o agravante de que a maternidade é algo idealizado e romantizado. E pouca ou nenhuma atenção tem se dado ao sofrimento mental de mulheres diante das crescentes demandas que a maternidade coloca”, pontua.
Ela ressalta que existe um número alarmante de casos de Burnout Materno (uma a cada cinco mulheres), Depressão (uma a cada quatro Organizadoras com a madrinha do evento Sueli Mine durante a programação da II Jornada do Maio Furta-cor-mulheres), ansiedade e inclusive de suicídio entre as mães. “Isso faz com que se torne tão urgente falarmos sobre saúde mental materna”, descreve.
Para a organizadora, os objetivos da campanha devem ter continuidade. “Muitas mães enfrentam dificuldades para entender que se cuidar é necessário e não um ato egoísta, vão empurrando com a barriga até adoecer. Somente a partir da conscientização podemos mudar isso! Não só das próprias mães que precisam se cuidar, como também de todo o entorno compreender sobre a complexidade e seriedade desta questão”, lembra.
“A dificuldade das mães em se cuidar vem também de uma construção sócio histórica de que elas devem ser abnegadas, renunciar a tudo, e cuidar de todos em primeiro lugar. Além do senso comum da Mulher-Maravilha que dá conta de tudo! A conta não fecha!”, explica.
“Para que a mãe possa se olhar, precisamos de uma mudança profunda em toda a nossa sistemática social. Não é possível promover saúde mental materna e transformar a assistência atual sem a construção de políticas públicas de saúde e leis que amparem e assistam à integralidade da saúde das mulheres-mães”, esclarece Lívia.
Equipe de organização foi composta por: Lívia Maria F S Cabrini, psicóloga clínica e Perinatal, educadora parental, representante nacional do movimento Furta-Cor; Andiara Fontana, psicóloga clínica; Andrea Yamada, vereadora municipal, autora da Lei Municipal Maio Furta-Cor; Dra. Indira Torres, Médica Ginecologista/ Obstetra de Alto Risco/ Medicina Fetal; Dra. Luciene Peixoto Vaz, pediatra; Andreza Maeda, enfermeira da Santa Casa e coordenadora do curso de Enfermagem da Fafram; Daniela Urias, assistente social; José Constantino da Silva, presidente do IVVI e coordenador do NAF; Sueli Mine, madrinha do Projeto.
Os parceiros foram: equipe IVVI/NAF/NAMI, Prefeitura Municipal de Ituverava, Jornal e Gráfica O Progresso, Tribuna de Ituverava, Rádio Dimensão FM, Enfermagem da Fafram, fotógrafa Natália Fernandes, tia Tati Vaz, Karen Mine.
Patrocinadores Masters: Unimed, Lipocenter, VM Auto Peças Ituverava e Loja VM; Dra. Vitoria Bombig e Mantercop Farmasa.
Apoiadores: Nove Irmãos Calçados, Milena Leão, Luana MySatchelStore, Sabrina Uzuelli Comida Saudável, Kanoa MultimarcaS; Done Praia Fitness; Divina Doçura Ituverava; Doma Semijoias; Clínica Thais Kiapine; Zona Criativa Ateliê; Fabiana Gorricho Costa; Óleos Essenciais; Nayara Faria – consultoria em aleitamento materno; Nana Boutique Oficial; Nature Ituverava, Clínica Multidisciplinar; Dra. Fabíola Takeuti – dermatologista; Ariana Herbalife; CF Ituverava; Fastprint e Fran ópias.
“Agradecemos as presenças ilustres da primeira-dama, Fabiana Araújo; Sara Tellini, coordenadora do CAPS; Raquel Rezende, secretária da Saúde; Janine Carvalho, diretora da Atenção Básica; Sônia Eli F. Silva, coordenadora do Amor Exigente; Aline Costa, CMDCA; Darlene Chaebub, coordenadora do NAMI”.
“Esperamos que o movimento Maio Furta-Cor se espalhe como uma onda de amor e cura por todo o ano, não só nesta data! Por isso, aventamos em breve novos eventos para continuar a propagar o cuidado em prol da Saúde Mental Materna! Saúde Mental Materna é assunto de todos!”.
“Só é possível mudar o mundo, cuidando de quem cuida de todo mundo!”.



