Psiquiatra atenderá na Clínica Prime em Ituverava

A psiquiatra Doutora Ana Carla Dantas Bitar Frissol (CRM 189379) em breve estará realizando atendimentos em Ituverava. Ela atenderá na Clínica Prime. Com experiência de ter se formado desde 2017, a médica trabalha em clínicas e instituições em Miguelópolis e Igarapava.

   Esta semana ela concedeu entrevista para falar um pouco sobre sua formação, trabalho e experiências. Ela é filha do casal Semi Bitar e Suely de Oliveira Dantas Bitar, casada com engenheiro Marcelo da Silva Frissol.

A doutora Ana Carla trabalha também em Igarapava (SP), onde é muito elogiada e querida. Ela nasceu em Ituverava e reside em Miguelópolis, onde tem muitos amigos e um excelente trabalho prestado.

   Progresso – Porque escolheu a medicina? Formou-se em que ano?

   Doutora Ana Carla: Me formei em junho de 2017. Desde a infância sonhava em ser médica, e esse desejo só aumentou ao passar dos anos. Era minha meta de vida. Graças a Deus, ao apoio de meus pais, e de minha irmã, Nayane Dantas Bitar Rios – dermatologista, acompanhado de muito estudo e dedicação, consegui alcançar meu objetivo.

   Progresso: Qual sua especialização e a faculdade em que se formou em medicina?

   Doutora Ana Carla: Fiz faculdade na Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP e me especializei em Psiquiatria na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

   Escolhi essa especialidade para que pudesse entender melhor o ser humano e tentar amenizar seu sofrimento.

   Progresso: Atualmente trabalha onde doutora?

   Doutora Ana Carla: Atuo em Igarapava, sou a médica responsável pelas internações na Saúde Mental da Santa Casa de Igarapava. Também faço atendimentos em Miguelópolis e São Joaquim da Barra. Em Miguelópolis eu atendo no Viva Centro Médico. Agora estarei iniciando os atendimentos em Ituverava na Clínica Prime.

   Progresso: Fale um pouco sobre sua área de Psiquiatria?

   Doutora Ana Carla: Psiquiatria é uma das especialidades da Medicina, e basicamente é responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mentais e de Comportamento, atuando com a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais em geral.

   A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer “arte de curar a alma”. Portanto, o paciente deve procurar atendimento para prevenir ou amenizar de alguma forma seu sofrimento.

   Progresso – A pandemia da Covid-19 mudou a vida das pessoas, trouxe perdas, como a senhora trata esse impacto na saúde mental das pessoas?

   Doutora Ana Carla: De fato a mudança brusca de rotina que a pandemia causou na vida e no trabalho das pessoas, associado ao medo e às dúvidas em relação ao vírus, perda de amigos e familiares, trouxeram impactos também para a saúde mental. Notamos na prática um agravamento de transtornos psiquiátricos pré-existentes como também surgimento de novos casos, dentre os mais comuns os Transtornos de Humor, sendo Transtorno Depressivo e Transtornos anseios tais como Transtorno de ansiedade generalizada, Transtorno Obsessivo Compulsivo e Transtorno de estresse pós-traumático. Além de transtornos de sono e Síndrome de Burnout.

   Progresso: Sua área de psiquiatria, tem qual finalidade?

   Doutora Ana Carla:  Tem a finalidade de prevenir ou identificar precocemente os sintomas, amenizar ou evitar prejuízos funcionais e sociais. Dessa forma oferecer uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

   Progresso : Onde a senhora já trabalhou? Onde atende atualmente? Por que escolheu a cidade para atuar profissionalmente?

   Doutora Ana Carla: Faço atendimentos em Miguelópolis, no meu consultório (Centro Médico Viva), também realizo atendimento ambulatorial no Sus e na Apae da cidade. Atuo em Igarapava, onde sou a médica responsável pela Ala psiquiátrica da Santa Casa. Recebemos pacientes de toda a região, inclusive de Ituverava. Além de realizar atendimentos em São Joaquim da Barra.

   Em Ituverava trabalhei por alguns anos realizando atendimentos clínicos, desde a minha formação. É uma cidade pela qual tenho muito carinho e gratidão pela receptividade do pacientes e colegas da saúde. Estarei em breve atendendo na Clínica Prime. Clínica Prime Imagem: Rua Doutor Ademar de Barros , 794 (próximo ao Pronto Socorro da Santa Casa). Fones: (16) 99984-4815/ 3839-1839.