Temos campeões paulistas de Karatê em nossa região

No sábado, dia 29 de maio, foi realizado no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro (Ibirapuera)  o campeonato paulista de karatê organizado pela Federação Paulista de Karatê com apoio da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, o qual disponibilizava vagas para o Campeonato Brasileiro Confederação Brasileira de Karatê 2021.

O evento cumpriu rigorosamente todos os protocolos de segurança, com higienização mecânica e desinfecção do ambiente, termômetros na entrada monitorados por profissionais de Saúde, totens de álcool gel, luvas para todo o staff, máscaras para todos os atletas e o necessário distanciamento preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), Ministério da Saúde e autoridades de Saúde estadual e municipal.

Nossa região foi representada pelas equipes Red Tigers de Ituverava e Cia. de Karatê de Igarapava que estabeleceram uma parceria a fim de fortalecer a modalidade na região. Os professores (Senseis) Júlio César Pereira e Marcos Roberto Alves arbitraram no evento, os professores Gabriel Furlan Correa e Paulo Henrique Lima atuaram como técnicos e o Marcelo Losangof como fotógrafo.

A equipe foi composta por oito atletas (João Henrique Oliveira Seara, Vivian Maeda Ushirohira, Jonathan Nogueira Marques Júnior, Henrique Rayan Costa dos Santos, Francisco Vanderley da Silva Rocha, Lívia Cristina da Silva Batista, Júlia Chiba Maeda e Luiz Carlos Corrêa). Eles retornaram com quatro medalhas de ouro, uma medalha de prata e uma de bronze, além de dois troféus.

Os atletas Luiz Carlos Correa, Júlia Chiba Maeda e Vivian Maeda Ushirohira conquistaram a classificação para o Campeonato Brasileiro da CBK 2021 que será realizado no Ceará dentro do

Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Karatê. A Cia. de Karatê de Igarapava tem o apoio do Grêmio Igarapavense, Projeto Sesi e Secretaria Municipal de Educação de Igarapava. E a Equipe Red Tigers teve o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Ituverava e Farmácia Farmais.

O Sensei Júlio é faixa preta de Karatê quinto dan e árbitro com credencial da Confederação Sul-Americana de Karatê e a Cia. De Karatê de Igarapava tem seis anos de história e com alunos se destacando no cenário estadual e nacional e tem suas aulas ministradas no Grêmio Igarapavense.

Sensei Gabriel é faixa preta de Karatê primeiro dan e de judô primeiro kyu, é o professor do Projeto Social Educa Judô que atende 70 crianças na cidade de Ituverava e com início da pandemia está ministrando suas aulas de Karatê nas garagens dos alunos. Iniciou sua carreira em Ituverava em agosto de 2018. Ele falou sobre a importância da participação dos atletas em competições.

“Estávamos com saudade de eventos presenciais, são eles que motivam os atletas a treinar forte e com dedicação”, pontuou Sensei Gabriel Furlan Correa. “A Federação Paulista de Karatê mostrou que com um pouco de cuidados sanitários e principalmente conscientização de todos envolvidos, colocando o interesse coletivo à frente dos anseios das pessoas é possível retornamos ao que estávamos acostumados”, descreveu Sensei Gabriel.

“Após um ano e meio longe das competições voltamos com este evento presencial com a certeza de que educar através do esporte é o nosso legado. Oportunizando em nossos projetos de educar crianças e adolescentes para serem éticos, conscientes, preparados e solidários”, informou Sensei Júlio César Pereira.

“Essa parceria tem como objetivo disseminar esses valores citados pelo Sensei Júlio. Queremos ter um karatê forte na região, com um trabalho sério e totalmente registrado e reconhecido pela federação que por sua vez é reconhecida pelo COB e o MEC, somos educadores e formadores de pessoas com valores” complementa Sensei Gabriel.

“O karatê sendo praticado em nossa região é de importância  ímpar. Pois nossa região é muito carente de esporte especializado visando à proposta olímpica”, lembrou Sensei Júlio.

“Que é a de instalar as diretrizes da ONU nos municípios, junto às secretárias de assistência social, saúde e esporte. Ou seja, de uma maneira multidisciplinar. Criando projetos e levando o ideal olímpico e os valores universais do esporte”, finaliza Sensei Júlio.

“Essa conquista não é somente minha, é o empenho de toda equipe, todos os atletas e todos os familiares. Se eu consigo na minha idade, essa garotada que temos também consegue, basta treinar”, agradece à equipe o senhor Luiz Carlos Correa, campeão paulista master 60 anos acima e classificado para o campeonato brasileiro.

“Estive conversando com minha irmã que acompanhou minha sobrinha que foi vice-campeã, estamos todas encantadas, os demais esportes têm uma rivalidade diferente, mais agressiva e no karatê não. Muito respeito e disciplina, parecia que todos os atletas eram da mesma equipe”, relatou Júlia Chiba Maeda.

“É algo muito de equilíbrio emocional, físico e mental. Além da prática esportiva, ajuda as crianças a perderem a timidez e ter um controle emocional é muito importante”, destacou Júlia, que foi campeã paulista master 32-35 anos e classificada para o campeonato brasileiro.

“Gostaria de agradecer a dedicação e empenho dos professores, nós ficamos muito feliz com o desempenho do João, acabou de fazer 6 anos. O esporte está fazendo muito bem para ele. E sem palavras pela recepção de todos da equipe”, detalhou Fernanda Oliveira Seara, mãe do atleta João Henrique Oliveira Seara.