O Ministério da Saúde deu início à 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Em Ituverava, a campanha é realizada através da Prefeitura, Secretaria da Saúde e Vigilância Epidemiológica, e segue até o dia 31 de agosto.
A vacina tríplice viral, que também protege contra Caxumba e Rubéola, está disponível nas Unidades de Saúde do município, exceto PSF Central e PSF de Capivari da Mata.
Nessa etapa, está sendo intensificada a vacinação no público-alvo, que são crianças com 6 meses a adultos de 29 anos. Estes, de forma obrigatória, devem ter duas doses constadas na caderneta de vacinação. É importante lembrar que as crianças de 6 a 11 meses continuam recebendo a dose zero, a qual não é válida para a cobertura vacinal, mas imprescindível para o controle da doença. O público de 30 a 49 anos também deve se vacinar. Para estes, a vacinação é indiscriminada, ou seja, não são olhadas as cadernetas de vacinação.
Vale ressaltar que, devido a atual situação da pandemia da COVID-19, as Unidades de Saúde estão adotando estratégias para evitar aglomerações.
A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, falou sobre a campanha. “Mesmo diante da pandemia, não podemos nos esquecer de combater outras doenças. Por isso, pedimos para que o público-alvo procure a Unidade de Saúde do seu bairro, e não esqueça a caderneta de vacinação, para tomar a dose da vacina, se necessário”, declara.