Em meio à situação de pandemia que estamos vivendo, muitas famílias foram afetadas pelas consequências econômicas que foram desencadeadas pelo fechamento do comércio e a alta taxa de perda de empregos. Com isso, muitas campanhas de arrecadação de alimentos e lives em prol de famílias vulneráveis têm acontecido.
Uma pessoa em anonimato procurou a redação do Jornal O Progresso, alegando ter sido ajudada pela jovem Adriana dos Santos Pereira Ribeiro, responsável pelo “Leilão da Dri – Juntos venceremos”. Essa pessoa contou sobre sua gratidão pela ajuda que recebeu em um momento tão difícil como este.
O “Leilão da Dri – Juntos venceremos” é uma iniciativa da própria Adriana, que visa leiloar prendas que são trocadas por alimentos que são destinados para pessoas e famílias em vulnerabilidade e que estão passando por necessidades. Com o leilão, Adriana já ajudou mais de 15 famílias.
Procurada pelo Jornal O Progresso, Adriana, que trabalhava com entregas de panfletos e está desempregada no momento, explicou como surgiu a ideia do leilão on-line e qual foi sua motivação.
“O projeto do ‘Leilão da Dri – Unidos venceremos’ surgiu no dia 21 de abril deste ano. Muitas pessoas sempre me pediam ajuda, alimentos, móveis etc. e eu, com muita vontade de ajudar, resolvi criar o leilão. O leilão consiste na troca de prendas por alimentos”, explicou.
Em relação à sua motivação, ela se emocionou ao lembrar-se de sua infância. “Minha motivação foi minha história. A fome dói muito e eu sei disso, pois na minha infância eu e minhas irmãs passamos fome”, lembrou. “Quando tinha comida em casa, minha mãe, dona Carmelita Aparecida dos Santos (in memoriam), fazia um pouco a mais de comida, e então eu, que sou a filha caçula, perguntava o porquê. Ela me falava que Deus se disfarçava de mendigo para ver o coração do homem, e que nunca sabíamos quem bateria em nossa porta pedindo um prato de comida”, detalhou Adriana em entrevista.
“Portanto, minha maior motivação foi a fome e a vontade de ajudar os outros; e meu espelho e inspiração foi a Daniela Urias Martins (que também realiza trabalhos sociais na comunidade)”, definiu.
Com essa iniciativa, Adriana já atendeu cerca de 18 famílias, além de muitas outras pessoas que entram em contato diariamente pedindo ajuda. Para o leilão, que é realizado pelo Facebook no início e final de cada mês, ela conta com o apoio de pessoas que colaboram doando prendas.
Entre as pessoas que já colaboraram e ainda colaboram, estão: a Loja Mix Biju de Arthur Nogueira, Hora da Pizza, Pizza da Casa & Cia, Padaria e Frango Assado da Turquinha, Juliana Oliveira da Silva, Ysis Alves, Ligianne da loja Cheia de Charme, entre outros. Muitas pessoas sempre estão muito dispostas a ajudarem, inclusive anônimos, conforme ela explicou durante a entrevista.
Adriana disse também que quem desejar doar prendas, colaborar, ou até mesmo participar dos leilões, pode procurá-la através do Facebook “Adriana Santos”. Segundo ela, toda ajuda é bem-vinda. “Ainda mais nessa situação tão difícil que estamos vivendo, mas acredito que Deus proverá o melhor para todos nós”, concluiu.
