Após realizar intensas campanhas de arrecadação de doações para necessitados e colaborar com inúmeras famílias e instituições neste momento em que a humanidade enfrenta a pandemia do novo Coronavírus, o Grupo “Juntos Por Ituverava” promoveu uma campanha de conscientização da população de Ituverava.
Lembrando que o momento requer cuidados maiores, visto que a doença está em seu maior estágio de contaminação no interior do Estado de São Paulo e a região de Franca, que inclui Ituverava, está na Fase Vermelha, considerada a de maior gravidade de contágio, do Plano São Paulo de Retomada da Economia.
Diante disso, o grupo formado por lideranças da comunidade, representantes de instituições e membros da população demonstra sua preocupação com a situação da Saúde que está afetando e que pode comprometer ainda mais a economia do município, alertando principalmente aqueles que ainda insistem em realizar e participar de aglomerações.
Segue texto enviado à redação:
O Grupo “Juntos por Ituverava” vem a público para pedir a colaboração de todos para o momento em que nos encontramos agora. Estamos numa grande campanha de conscientização do novo tipo de comportamento que devemos ter durante a pandemia da COVID-19. Vivemos agora a hora mais difícil dessa pandemia. O número de casos está aumentando rapidamente e, se assim continuar, em breve estaremos sem leito de UTI para atendimento de pacientes em estado grave de COVID-19.
Apesar da necessidade de nos mantermos calmos, saudáveis e sem estresse, apenas com a consciência e contribuição de todos conseguiremos passar por este momento de forma mais tranquila. Para isso, é necessário que não tenhamos aglomerações de espécie alguma!
Sabemos que está difícil passar tanto tempo sem um churrasquinho com os amigos, a balada dos jovens, o piquenique dos pequenos nas praças e principalmente o almoço de domingo com a família. Mas a situação exige cuidado e respeito.
Se nos comportarmos direito e convencermos nossos amigos, vizinhos, parentes, grupos de WhatsApp etc. de que o melhor a fazermos para estarmos juntos e seguros daqui a um tempo, é nos mantermos afastados agora, em breve, poderemos obter resultados satisfatórios e voltaremos a nos relacionar socialmente. Essas reuniões que continuam acontecendo podem contaminar várias pessoas de uma só vez, representando um maior risco para o nosso Sistema de Saúde. A internação de pessoas com sintomas mais graves de COVID-19 pode durar muitos dias, o que impede novas internações.
Outro aspecto a ser avaliado é que, enquanto continuarmos na Fase Vermelha do Plano SP, que é a fase de alerta máximo com um risco muito alto de contaminação, limitamos o funcionamento do comércio; o que está afetando a economia da cidade no geral e causando um aumento no desemprego. No momento, precisamos da conscientização e compreensão de todas as pessoas de que estamos passando por um momento único onde se cuidar representa respeito pelo próximo, pois só assim passaremos por essa pandemia com um prejuízo menor. Tanto para não perdermos a vida nem a de nossos entes queridos como para assegurar o nosso amanhã econômico.
Durante as últimas semanas, temos postado em nossas páginas do Facebook e Instagram filmes com depoimentos de profissionais da área da Saúde, da Educação, além de depoimentos de quem teve a doença causada pelo coronavírus e as suas preocupações em contaminar seus entes queridos; bem como várias outras informações para esclarecer a todos sobre o risco real do momento.
Tivemos uma grande dedicação por parte dos professores e coordenadores que produziram vários filminhos de diversas maneiras diferentes para atuarem junto às crianças e aos jovens, demonstrando preocupação e sensibilidade com a situação. Os depoimentos do pessoal da Saúde foram excelentes e tiveram uma imensa visualização, mas infelizmente não foram suficientes para inibir as aglomerações.
Agora, o nosso pedido vai pra toda a população, para que cada um possa conscientizar os seus parentes, amigos e vizinhos de que a hora exige isolamento e que as reuniões não só colocam em risco os que comparecem nela como também toda a cidade.
É hora de exercer nossa corresponsabilidade, demonstrando maturidade frente ao perigo eminente da morte, cujo cuidado pessoal e com o próximo se resume ao isolamento. Agora é assim: “eu cuido de você, você cuida de mim”.
O Grupo “Juntos por Ituverava” visa oferecer suporte psicológico, espiritual e a promoção de ações solidárias voltadas à população mais vulnerável de Ituverava. A iniciativa reúne representantes da sociedade, líderes religiosos e psicólogos voluntários e, além de apoio fraterno, também disponibiliza informações sobre a pandemia, promove a doação de mantimentos e investe na fabricação e distribuição de máscaras.
No Facebook e Instagram, é só procurar por “Juntos por Ituverava”. O Grupo pede a todos que compartilhem as informações, assim um número maior de pessoas será alcançado.