O Dia da Padroeira de Ituverava, Nossa Senhora do Carmo, comemorado no dia 16 de julho, foi celebrado pela comunidade católica com novena, iniciada no dia sete de julho e a Santa Missa, transmitida pelos meios de comunicação de redes sociais e através da Rádio Cultura Católica AM.
No dia 16 de Julho, feriado municipal, o Terço foi rezado às 12 horas com as presenças de fiéis em seus carros em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Na mesma data também é o dia do aniversário de fundação do município.
As atividades religiosas contaram com as participações do pároco Carlos Henrique da Silva Souza, vigário Danilo Juscelino da Silva e diácono João Nogueira.
Para favorecer o acompanhamento das celebrações em casa também foi confeccionado, pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, um livreto para os fiéis. Na oportunidade, o Pároco padre Carlos Henrique da Silva Souza solicitou empenho da comunidade conclamando a população para participação nos meios proporcionados pelas mídias sociais.
“Esse ano, vivemos uma situação completamente inusitada, nova, que jamais pensamos poder existir. Não tendo a oportunidade de realizar a programação de costume. Terminada a pandemia, vamos fazer algum evento para marcar e comemorar a data”, explicou padre Carlos.
“Há mais de 200 anos a Senhora do Carmo preside nossa cidade como guardiã, mãe e protetora. Estamos debaixo do seu Escapulário. Manifestemos nossa fé, nosso amor, nosso carinho, nossa devoção e nossa dedicação para com Nosso Senhor, sua Igreja e sua Mãe. Participemos todos”, lembrou o padre.
“Vamos sair dessa juntos e mais fortalecidos. Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós. Abraços em todos e sejam abençoados”, observou padre Carlos que descreveu o momento.
“Celebramos com muita alegria e emoção a Solenidade da nossa padroeira, a Mãe do Carmo. Fizemos a Novena de 07 a 15 de julho, com Missas todos os dias e a presença de padres da Diocese vindos de outras paróquias. Vale dizer que as Missas foram privadas e transmitidas ao vivo pelos meios de comunicação. A participação dos fiéis foi muito positiva e as pessoas responderam ao chamado para esse momento de fé e devoção”, descreveu o pároco.