O projeto “Ensinando Crianças sobre o AVC” idealizado pela enfermeira Andreza Gomes da Silva Nishimoto Maeda, responsável técnica de Enfermagem da Santa Casa de Ituverava e docente da graduação de Enfermagem da Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) foi reconhecido, juntamente com outros projetos relacionados com AVC desenvolvidos pela Santa Casa e também pela Liga do AVC, como a Melhor Prática do País pela “Angels Across the World”.
O projeto foi baseado no livro “Tatá Saudável, a Tartaruga Sabidona” e tem como objetivo ensinar crianças do Ensino Fundamental de todas as escolas do município a identificarem os principais sinais de AVC, além de orientar sobre os principais fatores de risco e medidas de prevenção.
O projeto teve início no Colégio Nossa Senhora do Carmo “Coc”, com o apoio da coordenadora Carlene Paulina de Paula Silva Lima, onde participaram crianças da 1ª a 4ª Série, do período da manhã.
“Muito gratificante ver nossa cidade ser reconhecida pelas ações realizadas na área da Saúde e Educação, lembrando que não basta só termos conhecimentos se não colocamos em prática aquilo que aprendemos. E mais importante que isto é fazer com amor pensando no bem comum de pessoas que podem ser salvas se tiverem o tratamento adequado para o AVC”, destaca Andreza.
Para o aluno Éder, membro da Liga do AVC, “o Acidente Vascular Cerebral continua em nossa sociedade, mesmo com a pandemia em foco; levar informações úteis e de fácil acesso sobre este assunto continua sendo fundamental para a população”.
A Liga do AVC, criada em 2019, é formada por alunos do 6º ciclo de Enfermagem da Fafram e tem como objetivo oferecer para a população informações sobre AVC. São membros da Liga Acadêmica: Monique, Mikaela, Éder, Gustavo Ambrósio, Layane, Juliana Martins, Fernanda Gonçalves, Letícia Liberato, Gabriela. Todos os projetos realizados pela Liga foram também apresentados no Global Stroke Alliance/ II Latin American Ministerial Meeting, evento internacional sobre AVC, realizado no Rio de Janeiro em abril deste ano.
Angels foi implantado na Santa Casa de Misericórdia e conta com apoio do curso de Enfermagem da Fafram. Trata-se de uma iniciativa criada em 2015 que foca capacitar centros de tratamento do AVC com excelência. Por meio de treinamento e oferta de ferramentas, visa mapear as oportunidades de melhorias e apoio para implementar medidas que apoiem a otimização do fluxo do atendimento ao paciente com AVC. Sendo que, anualmente, escolhe práticas inovadoras desenvolvidas em vários países apresentadas em um Booklets from Angels countries.
