Ituverava em Reminiscência #28

Histórico do Município:

As duas versões quanto à fundação de Ituverava

A primeira, baseada na tradição reforçada por obras impressas, diz que Ituverava foi fundada em 1810 por Fabiano Alves de Freitas, vindo de Franca com outros companheiros que talvez pelo cansaço resolveram arranchar às margens do Ribeirão do Carmo, onde hoje neste local está o Largo do Rosário. Levantaram ranchos dando início ao cultivo da terra, atraindo assim peões e trabalhadores braçais com suas famílias. Era o marco de uma nova cidade.

A segunda é baseada em estudos e pesquisas feitas pelo historiador e professor José Geraldo Evangelista, estudioso dos fatos históricos de Ituverava. Os estudos e pesquisas realizadas pelo professor José Geraldo não concordam com a tradição nem em relação ao fundador.

Costuma-se fixar como marco inicial de contagem do tempo de um núcleo urbano, a data da ereção de uma igreja, pois o templo aglutinava os moradores dispersos ao qual se dava o nome de povoado e permitia o esboço de praças.

Em Ituverava, foi realmente a ereção da Capela o início do povoado e a fundação pode ser precisa por meio de documentos na lista dos moradores de 1821, quando Fabiano Alves de Freitas foi recenseado com sete anos de idade. É óbvio que um menino de sete anos não poderia erigir uma capela num local onde nem sua família residia.

Pelo direito canônico ninguém poderia erigir uma igreja sem autorização do Bispo da Diocese. A igreja Nossa Senhora do Carmo foi autorizada ao Alferes João Alves de Figueiredo. João Alves de Figueiredo era branco, viúvo e natural de Lisboa; quando veio para a região, o Alferes já era um homem rico, com quatro filhos, trinta e seis escravos e sete agregados.

Instalando-se aqui, cultivou milho, feijão, arroz, algodão, criou gado bovino e engordou porcos. Foi eleito o primeiro Juiz de Paz e suplente-escrivão do Arraial do Carmo. Era, pois, um título o senhor de terras, possuidor de gados e roçados, capaz de encabeçar os habitantes para a construção da capela.

Alferes João Alves de Figueiredo é, portanto, o verdadeiro fundador de Ituverava. A data a ser adotado oficialmente para o aniversário da fundação de Ituverava é de 16 de julho de 1818.

Em 1885, após a instalação do município, os ituveravenses empenhados em levar adianta a sua terra natal, empreenderam realizações e melhoramentos num ritmo cadenciado, porém, firme e duradouro. Em 1910 foi elevada à categoria de comarca, sendo atualmente de terceira instância.