Ituverava completa 202 anos de fundação

Ituverava completou no dia 16 de julho, dia também dedicado à Padroeira do município, Nossa Senhora do Carmo, 202 anos de sua fundação, que aconteceu no ano de 1818, quando foi inaugurada a sua primeira Capela em louvor à Santa.

História

O povoado formado em torno da capela foi elevado à categoria de freguesia, com o topônimo de Nossa Senhora do Carmo de Franca do Imperador, por Lei n° 9, de 18 de fevereiro de 1847, sendo, portanto subordinada a Franca. Em 10 de março de 1885, a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo da Franca do Imperador é desmembrada de Franca e elevada à categoria de vila, tendo seu topônimo simplificado para “Carmo da Franca”, sendo instalada em 7 de setembro daquele ano.

Em 11 de junho de 1895, por meio de Lei Municipal, a vila de Carmo da Franca é elevada à categoria de cidade. A Lei Estadual nº 664, de 6 de setembro de 1899, sancionada pelo então Presidente do Estado de São Paulo, Fernando Prestes de Albuquerque, altera o nome do município de Carmo de Franca para Ituverava, topônimo de origem tupi-guarani que significa “salto brilhante”.

Em 1925, o distrito ituveravense de Guará, criado em 1914, é desmembrado e elevado à categoria de município. Em 1944, o distrito ituveravense de Miguelópolis, criado em 1927, é desmembrado e elevado à categoria de município. Em 1948, cria-se, dentro de Ituverava, o distrito de São Benedito da Cachoeirinha. Em 1953, cria-se, dentro do mesmo município, o distrito de Capivari da Mata. Aparecida do Salto é classificado como bairro rural.

Economia

Depois disso, muitos fatos aconteceram e marcaram o desenvolvimento do município, que viveu muito bem pelo ciclo do café e foi considerada a capital do algodão devido à sua alta produção incentivada principalmente pelo Grupo Maeda.

Encerrada a fase do algodão, veio a cana-de-açúcar e praticamente dominou a produção agrícola do município, embora não tenha no território ituveravense a instalação de Usina de Cana, tem sido a atividade mais rentável para os proprietários rurais, diminuindo de forma muito considerável a produção de grãos e até mesmo de criação de gado.

Desde o final do século 20 e com a chegada do século 21, o que mais tem impulsionado o município de Ituverava é justamente o setor de serviços, ocupando seu lugar no cenário econômico antes ocupado e deve ser muito bem lembrado pelas atividades de Agricultura e Pecuária. Hoje, a Saúde de Ituverava é referência regional, com a Santa Casa mais equipada da região e uma das melhores do Estado de São Paulo.

Essa evolução da entidade, iniciada com a irmandade católica e hoje muito bem administrada por membros da sociedade civil, faz com que a cidade atraia médicos para trabalharem em Ituverava, montando suas clínicas também modernas e oferecendo diversas especialidades que atraem pessoas de vários outros lugares.

Ainda na área de Saúde, o Hospital e Maternidade “São Jorge” tem procurado acompanhar a evolução, sendo outro ponto de referência no segmento, em estrutura e profissionais de alto padrão de qualidade. Tudo isso se soma à sede principal de um dos maiores prestadores de planos de Saúde do interior, através da Unimed Norte Paulista, que também abrange toda a região.

A comprovação da capacidade ituveravense de atender a área de Saúde está no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que foi instalado em Ituverava para atender uma região composta por 12 municípios, incluindo São Joaquim da Barra e Orlândia.

Ainda no segmento de serviços, a Educação de Ituverava conta com duas faculdades consideradas entre as melhores do Brasil. Ambas administradas pela Fundação Educacional, a FFCL (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) e Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) que oferecem cursos com excelência comprovada pelos resultados nas avaliações do Ministério da Educação. A cidade ainda conta com ETEC (Escola Técnica Estadual) do Centro Paula Souza.

Além de oferecer Saúde e Educação de qualidade para a população esta estrutura atrai pessoas de fora que fazem o comércio da cidade ser pujante e agregar valores, gerando também milhares de empregos, com destaque para a Rede Liberdade Supermercados, que é da própria cidade e conta com cinco lojas, quatro delas em Ituverava e uma em Igarapava, proporcionando e trazendo divisas para a cidade.

No segmento Industrial, a Indústria Santa Maria se encarrega de levar o nome de Ituverava para todo Brasil e diversos países no exterior, sendo outra potência e orgulho dos ituveravenses.

O Turismo da cidade sempre é um segmento a explorar, pelas belezas naturais, tendo como principal atrativo a Cachoeira Salto Brilhante, onde o Parque Recreio está recebendo melhorias; a Praça Dez de Março é considerada uma das mais belas do Brasil, se somando a outros encantos como a Represa Doutor Paulo Borges, templos religiosos e estabelecimentos comerciais da área de alimentação e uma vinícola instalada na área rural, há poucos quilômetros da área urbana.

O desafio para os próximos anos está na ampliação da geração de empregos. Embora as empresas e entidades mencionadas se superem a cada dia, a expectativa da jovem noiva de 202 anos é por casamento que neste momento viria com a proposta de futuro para seus filhos a fim de que a mão-de-obra- qualificada pela qualidade da Educação seja absorvida na cidade e assim possa ampliar ainda mais o potencial econômico e aliar cada vez mais a qualidade de vida com desenvolvimento pessoal.

A população de Ituverava, de acordo com última estimativa do IBGE em 2019, é de 41.824 habitantes.