A pausa das atividades com turistas durante a pandemia de Coronavírus está sendo útil para as equipes da Tribo Queda D’água e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Buritizal -SP.
Durante esse período, visitas técnicas aos locais de turismo são feitas para monitorar a situação das trilhas de acesso e a condição das estradas rurais. Mas uma das áreas vem recebendo destaque especial por reunir diferentes quedas d’água e também presentear os visitantes com a observação de ruínas que resistiram a aproximadamente 100 anos em meio à natureza.
Tratam-se das antigas instalações da Hidrelétrica construída quando Buritizal ainda era distrito da cidade de Igarapava-SP. Como está inativa há bastante tempo, a natureza já se encarregou de reocupar o espaço físico, proporcionando um espetáculo de união das estruturas erguidas pelo ser humano com a vegetação nativa da região.
As pesquisas históricas continuam com o objetivo de responder a perguntas como as datas exatas de inauguração e desativação da hidrelétrica, bem como sobre detalhes e curiosidades a respeito do período de construção das instalações.