No dia 26 de junho, o governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou que a região de Franca voltou para a Fase Vermelha do Plano São Paulo, que estabelece regras para a retomada econômica diante da pandemia de COVID-19 no Estado.
A região de Franca é composta por 22 municípios da região, incluindo Ituverava, que foram orientados a adotar as medidas da Fase Vermelha do Plano, que é considerada a mais restritiva, onde só é permitida a abertura dos estabelecimentos considerados essenciais.
Essa situação ocorreu devido ao aumento acelerado de casos de COVID-19 na região de Franca, inclusive em Ituverava, além da taxa de ocupação da UTI COVID, que, nesse momento, ainda está 100% ocupada em Ituverava.
Além disso, no dia 2 de julho, a Prefeitura de Ituverava recebeu uma Recomendação Administrativa do excelentíssimo Promotor de Justiça, Dr. Erton Evandro de S. David, para que o município adotasse todas as recomendações do Governo do Estado de São Paulo.
Considerando essa situação, a Prefeitura de Ituverava divulgou o decreto nº 5.584, com determinações sobre o funcionamento dos estabelecimentos, em Ituverava, para enfrentamento da COVID-19.
Vale lembrar que mesmo os estabelecimentos comerciais considerados essenciais foram determinados a adotarem todas as medidas de prevenção necessárias como a implantação de barreiras sanitárias, e controle de filas.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre o decreto. “Nós sabemos que a pandemia da COVID-19 é um momento muito delicado para toda a população. Porém, assim como todas as cidades da região de Franca, tivemos que adotar medidas restritivas, para diminuir a transmissão do vírus em nosso município. Por isso, pedimos a compreensão e a colaboração de todos, principalmente saindo de casa somente quando houver necessidade”, declara a prefeita.
Confira as determinações do decreto no quadro.
Sexta-feira, dia 10 de julho, o Governo do Estado de São Paulo divulgou o novo mapa do Plano São Paulo e a região continua na Fase Vermelha.
