No sábado, dia 18 de abril, Ituverava recebeu o primeiro resultado positivo de COVID-19 no município.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado; a Secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, e o gestor em Saúde, Sérgio Renato Macedo Chicote, demonstrando transparência com a população, divulgaram um vídeo na manhã de sábado conscientizando a população sobre o caso e reafirmando as medidas de prevenção à doença.
Além do primeiro caso positivo, as notificações e casos investigados da doença aumentaram. No sábado, no dia 18 de abril, haviam 86 notificações da doença e, até então, o município tinha 07 casos investigados. Segundo o boletim do dia 24 de abril, a cidade de Ituverava soma agora 131 notificações e 12 casos investigados.
Além do resultado de um exame positivo, o município já recebeu 20 exames com resultado negativo. Das notificações, 45 casos foram descartados, por apresentarem melhora no quadro clínico e outros 53 seguem sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica, que mantém contato para saber se os pacientes apresentaram outros sintomas, recomendar a quarentena, e outras medidas que são recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Na semana retrasada, o município recebeu 100 testes rápidos que foram adquiridos pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, assim como o teste convencional, o município seguirá a recomendação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo de testar apenas os pacientes com sintomas mais graves e que fazem parte dos grupos de risco.
Já na sexta-feira, dia 24, através do decreto municipal nº5.553 a prefeita Adriana determinou novas normas, sendo uma delas a recomendação para que a população não saia de casa sem máscaras, no entanto tornando obrigatório o uso da proteção em todos os espaços públicos; equipamentos de transportes públicos coletivos; estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços; táxis e transportes por aplicativos; e Bancos, Instituições Financeiras de Crédito e Casas Lotéricas.
Além disso, o novo decreto determinou que os estabelecimentos comerciais, bancos e agências lotéricas deverão criar barreiras sanitárias para auxiliar no enfrentado à COVID-19, com ações como: manter um funcionário do estabelecimento na porta de entrada, com as seguintes instruções: organizar fila dentro e fora do estabelecimento mantendo 2 metros de distância entre uma pessoa e outra e o uso de máscara obrigatório; entrar uma pessoa por vez no estabelecimento pela porta de entrada e manter dentro do estabelecimento distanciamento social entre os clientes e funcionários; ao adentrar o estabelecimento o funcionário deverá portar álcool gel 70% com borrifador e assim borrifar as mãos do cliente antes de sua entrada, nesta mesma entrada deverá constar tapete permeável com solução úmida de hipoclorito de sódio a uma concentração de 0,5% para desinfecção dos pés dos clientes; em estabelecimentos maiores que 100 metros quadrados estes, deverão deixar disponíveis aos clientes borrifador de álcool gel 70% a vontade para o cliente utilizar em suas mãos, assim evitando a contaminação de produtos fornecidos pelo estabelecimento.
Após a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado e o secretário da Indústria e Comércio, Luciano Chaebub Rodrigues se reunirem com o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Ituverava (Sincomerciários), Marçal Joazeiro, e com o executivo da Associação Comercial e Industrial de Ituverava (ACII), Vitor Checchia; e seguirem a recomendação enviada pelo Ministério Público através do Ofício Nº 166/20 de 22 de abril de 2.020 do Excelentíssimo Senhor Doutor Erton Evandro de S. David, Promotor de Justiça de Ituverava, também ficaram definidas as medidas para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais.
A partir de agora, o estabelecimento comercial não essencial deverá enviar uma solicitação de abertura para a Prefeitura Municipal e para Comissão Municipal de Enfrentamento ao COVID-19 (COMECO) apresentando um plano de contingenciamento nos seguintes termos: Informar em metros quadrados o tamanho do imóvel comercial; informar o ramo da atividade comercial; informar a quantidade de funcionários; apresentar laudo pericial abalizados por médico do trabalho; e apresentar um plano de contingenciamento para funcionamento do estabelecimento que promova medidas de segurança e higienização para os funcionários e clientes para combater enfrentamento da pandemia da COVID-19.
O estabelecimento comercial que tiver sua solicitação aprovada, deverá seguir todas as recomendações propostas e medidas adotadas através dos decretos, sob pena de ter sua autorização de abertura revogada.
Além disso, o decreto ainda determinou que está proibido a aglomeração de pessoas em todos os locais públicos especialmente nas praças e estruturas públicas, em estabelecimentos privados fechados e ou em áreas abertas, procedendo com o isolamento necessário; e também que fica proibido a comercialização de produtos de quaisquer natureza por ambulantes no município de Ituverava, ficando suspenso a concessão de alvará.
Semana passada, a Prefeitura, através dos Agentes de Combate a Endemias da Vigilância em Saúde e dos atiradores do Tiro de Guerra 02-058, também realizou a orientação da população sobre as filas e distância recomendada de 1 metro em bancos e lotéricas, que são as responsáveis de fazer com que o público execute as recomendações.
A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, falou sobre a situação do Coronavírus no município. “Desde o início dos casos no país, a Prefeitura, Secretaria da Saúde, Comissão de Enfrentamento à COVID-19, a Vigilância Epidemiológica e inúmeros parceiros, estão empenhados em combater essa doença em nosso município. Essa é uma luta de todos nós e, por isso, pedimos a compreensão e a colaboração da população no respeito às normas e medidas de prevenção”, ressalta Janine.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado também pediu o apoio da população. “Infelizmente, tivemos o nosso primeiro caso confirmado de COVID-19 em nosso município e, pedimos para que todos não criem pânico, mas sim, tomem as medidas de prevenção necessária e só saiam de suas casas quando houver necessidade. Como sempre, quero agradecer o trabalho de todos que estão na linha de frente do enfrentamento da COVID-19 em Ituverava e pedir para que Deus continue abençoando e protegendo toda a população ituveravense”, declara a prefeita.
